Cascais Dance Academy


 

Modern Jazz & Theatre Dance  

Prof.

jumpingWoman
Emma Nilsson de Macedo

A Modern Jazz & Theatre Dance surgiu no final do século XIX e afirmou-me no início do século XX, num movimento que tentou romper com a formalidade e rigidez do Ballet Clássico. A grande iniciadora desta dança foi Isadora Duncan, mas a primeira técnica estruturada foi criada por Martha Graham durante os anos 20 e 30.

A Modern Theatre Dance é um estilo de dança rítmico e enérgico que dá mais ênfase aos sentimentos, teatralizando-os através de movimentos e expressões corporais, e que valoriza diferentes géneros musicais. Nesta aula exercitam-se também contracções e descontracções musculares, torções, saltos, força e flexibilidade e, embora os movimentos sejam mais livres do que no Ballet Clássico, respeitam uma técnica sólida.

Kids Dance / Pre Dança  

Prof.

 

Emma Nilsson de Macedo

Kids Dance é uma adaptação dos programas de Dança Jazz e de Modern Jazz, para idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Com a continuidade, os alunos poderão obter na Academia certificação pela Imperial Society of Teachears of Dancing.

 

 

Hip-Hop Enviar por E-mail

 

O Hip Hop foi-se construindo como movimento cultural a partir dos finais da década de 60 nos Estados Unidos da América, como reacção aos conflitos sociais - pobreza, racismo, tráfico e consumo de drogas, violência, carência de infra-estruturas e de educação, etc. - entre as classes menos favorecidas da sociedade urbana, nomeadamente os bairros negros e latinos dos subúrbios de Nova Iorque. A rua constituía-se como o único espaço de lazer destes jovens que, normalmente, se organizavam em grupos conhecidos por gangues. Os confrontos violentos pela luta do domínio territorial eram muito frequentes. Com o aparecimento dos carros com potentes equipamentos sonoros começaram a surgir a festas de rua e, com estas foram nascendo diferentes manifestações artísticas na área da música, dança, poesia e pintura chamadas de “batalhas”, como meio de canalizar a violência e novo método de competir e disputar entre gangues.

 

Em 1973 foi criada a primeira organização de Hip Hop em Bronx, vocacionada para amenizar a violência entre gangues e diluir a marginalização e outros problemas de ordem social.

Deste modo, o Hip Hop constituiu-se como uma cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

Saliente-se que dança é apenas uma das manifestações deste movimento. De Bronx passou para Harlem e Brooklin até se tornar uma dança de moda a nível mundial. É muito procurada pelos homens, embora cada vez mais cative também as mulheres, sobretudo as da camada da população mais jovem. Acrescente-se que hoje existem muitas competições de dança Hip Hop dispersas por todo o mundo.

O programa divide-se em 3 níveis de evolução gradual: iniciação, intermédio e avançado, onde se vai desenvolvendo progressivamente o conhecimento da cultura Hip Hop, as bases de cada estilo, as capacidades de improviso e as de coreografar.

 

Ballet Clássico Enviar por E-mail

ballet_classico

Ballet Clássico reconhecido pela Royal Academy of Dance (RAD)


 

O primeiro Ballet registado data 1489 na comemoração do casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Era uma actividade de entretenimento das cortes conhecida pelos seus trajes muito ricos e pelos cenários, muitas vezes desenhados por Leonardo da Vinci. Com o casamento da italiana Catarina Medicis com o rei Henrique II o Ballet introduziu-se também nos espectáculos da corte francesa.

Um século mais tarde, o Rei Luís XIV torna-se conhecido por Rei Sol dada a popularidade dos seus espectáculos do Ballet. Foi o grande impulsionador desta dança. Em 1661 fundou a Academia Real de Ballet e, 8 anos depois, a Escola Nacional de Ballet. Deste modo, o Ballet saiu da corte e começou a invadir os salões e os teatros.

Só no final do século XVII é que se começou a admitir mulheres no Ballet.

Na sua longa história, o Ballet tomou diferentes direcções e hoje ainda é uma dança muito viva e em constante evolução.

Dentro da panóplia de benefícios do Ballet destaca-se o envolvimento dos pais no desenvolvimento e na partilha das habilidades dos seus filhos, o desenvolvimento de competências socais e de sociabilidade, a aquisição de disciplina física, o controle e conhecimento do próprio corpo, o aumento da auto-estima e da auto-confiança, a promoção da relação entre música, ritmo e movimento controlado, assim como o conhecimento de outras formas de arte.

A Royal Academy of Dance é a maior organização internacional de orientação para professores e premiações em Ballet clássico.

 

 

Make a free website with Yola